Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Arinae
 Gray, 1840
Espécie: D. nobilis

Nome Científico

Diopsittaca nobilis
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Red-shouldered Macaw


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Maracanã-pequena

A maracanã-pequena (Diopsittaca nobilis) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecida como arara-nanica, ararinha-nanica, maracanã e maracanã-nobre. Não é considerada como sendo ameaçada e não é muito frequente em cativeiro. Duas subespécies possuem nomes distintos: a ssp. cumanensis possui o nome de maracanã-pequena e a ssp. nobilis de maracanã-nobre

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) dios = nobre; e psittakë = papagaio; e do (latim) nobilis = nobre, famoso, renomado. ⇒ Papagaio nobre. “Psittacus macrourus viridis, genis nudis, humeris coccineis” de Linnaeus (1754) (Diopsittaca).

Antes chamada cientificamente como Ara nobilis.

Características

A maracanã é realmente uma ararinha. Distinguível pela testa azulada, pele branca nos lados do bico e ao redor dos olhos, ombro e parte média da asa vermelhos, extremo da asa azul. Em voo vê-se a base da asa vermelha, borda da asa amarela e rabo oliva-dourado. A pele nua em volta dos olhos é característica típica de seu grupo. Mede cerca de 30-35 centímetros de comprimento e o peso varia de 129 a 169 g.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Atualmente, Diopsittaca nobilis possui 3 três subespécies, a ssp.nobilis, a ssp.cumanensis e a ssp.lssp.longipennis:

(Clements checklist, 2014).

Fotos das subespécies de Diopsittaca nobilis  
 (Maracanã-nobre Diopsittaca nobilis nobilis)   (Maracanã-pequena Diopsittaca nobilis cumanensis)   (Maracanã-pequena Diopsittaca nobilis longipennis)  
     

Alimentação

Alimenta-se de coquinhos de palmeiras como o dendê e frutos, principalmente o caroço, que tritura com seu possante bico, utiliza o bico como terceiro pé e usa as patas para segurar a comida, levado-a á boca. costumamer caranbolas verde.

Reprodução

Nidifica em cavidades de árvores e palmeiras e em cupinzeiros, entre fevereiro e junho. O casal fica sempre junto. A maracanã-pequena põe de 2 a 4 ovos, que são chocados principalmente pela fêmea, durante cerca de 24 dias.

Hábitos

Comum. Habita uma variedade de ecossistemas, incluindo cerrado, buritizais, beira de matas, caatinga e plantações, até 1400 metros. Vive normalmente em pares e em grandes bandos fora da época reprodutiva. Pode ser vista com frequência mesmo em grandes cidades como a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, porém, neste caso, como espécie introduzida.

Predadores

Distribuição Geográfica

Região Nordeste, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Vive também no leste dos Andes, Venezuela, Guianas, centro-oeste da Bolívia e sudeste do Peru.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos